Os Levitas

Esse estudo vem trazer algumas curisosidades sobre os escolhidos do Senhor, após a fuga do Egito, para cuidar das coisas santas da Tenda do Senhor.

Podemos começar observando a história do povo de Israel no Egito e vemos que ao matar os primogênitos daquela nação, Deus também ordena ao povo de Israel que separasse todo primogênito do povo escolhido para Ele. Deus sempre teve pessoas escolhidas para derem usadas na obra Dele. Agora ao sairem do Egito Deus manda que Moisés coloque os filhos de Arão para o ajudarem nos serviços sacerdotais mas, como todos conhecem a história, Nadabe e Abiú foram mortos por levarem fogo estranho ao altar do Senhor.
Após esse episódo Deus chama Moisés e ordena que ele convoque os filhos da tribo de Levi para servirem na Tenda. Lembrando que Deus já havia separado a tribo de Levi, pois não foram contados junto com o povo.(Números 1:49 — Quando você fizer a contagem dos homens com idade para o serviço militar, deixe de fora os homens da tribo de Levi.)

Levi gerou tres filhos: Merari, Coate e Gérson.
Respectivamente as familias dos tres filhos de Levi foram dispostas em acampamentos em volta da Tenda e foram designadas funções para cada uma delas.

Ao norte da Tenda os descendente de Mali e Musi - filhos de Merari, também chamados de meraritas, sendo no total 6.200 homens com idade de um mês para cima, tinha a função de cuidar das tábuas da Tenda, das vigas, colunas e bases e de todos os seus utensilios. Também cuidavam das colunas que ficavam no pátio da Tenda e de suas bases, estacas e cordas. Eram chefiados por Zuriel, filho de Abial.

Ao sul da Tenda foram acampados os descendesntes Anrão, Isar, Hebrom e Uzil - filhos de COate, os chamados de coatitas. Sendo eles um total eram 8.600 homens com idades de um mês para cima, cuidavam da Arca da Aliança, da mesa, dos candelabros, dos altares, dos untesílios do Lugar Santo e da cortina da entrada do Santissímo Lugar. Liderados por Elisafã, filho Uziel.

A oeste habitaram a descendencia de Libni e Simei, filhos de Gérson - chamados de gersonitas. Chefiados por Eliasafe, filho de Lael, eram responsáveis por cuidar da Tenda e de suas coberturas por dentro e por fora, das cortinas da entrada, das cortinas do pátio, das portas do pátio e de suas cordas.

A leste, a frente da Tenda, habitavam Moisés, Arão e suas famílias. Moisés o líder do Povo e Arão o sacerdote, responsável pelos sacrificios e por cuidar do interior da Tenda.

CAda qual tinha sua função na Tenda do Senhor. Cada um cuidava de seus afazeres, movendo a tenda. Montando e desmotando para que seguissem viajem.

Nenhum comentário: