O chamado de LEVI

Texto Base: Lucas 5:27-32

Jesus chama a Levi, um publicano rico que aparentemente possuia tudo, mas seu interior tinha sede de Deus.

1. QUEM É MATEUS (LEVI = “dom de Deus”):
PUBLICANO (judeu que cobrava impostos para Roma)
Eram tidos como traidores, pois trabalhavam para orpimir os judeus. Eram homens avarentos. Ganhavam grande soma de dinheiro e consequentemente se tornavam corruptos aceitando até subornos.

Como conseqüência disso eram odiados pelos fariseus, excluídos da sinagoga por serem “pecadores” = imundos. Eram bastante discriminados, não podiam ser testemunha no sinédrio. Além disso, suas famílias eram atingidas e discriminadas

2. CHAMADO POR JESUS:
Jesus chama Levi:“Siga-me”
Em nenhum momento o Senhor ofereceu nada em troca (emprego, casa, dinheiro, etc.) E da mesma forma Jesus não condiciona o chamado (para ser discípulo abandone tudo)
O que Levi precisava não era dinheiro, status, amigos mas sim do perdão de Deus através do Arrependimento. Era necesserária a reconciliação com Deus para que houvesse regeneração, mudança interior.

O impacto do chamado foi tão grande que Levi aceitou imediatamente (v. 28) “Deixou tudo e o seguiu”. Além de seguir ofereceu um grande banquete a seus amigos e Jesus.(v. 29)

O AMOR DE JESUS é maior que a religiosidade, que exclui – ele reconcilia.É ainda maior que os dogmas, que impõe – ele perdoa. E muito maior que os preconceitos sociais, que discriminam – ele transforma.

Deus desejas que seus filhos sejam e hajam assim. O músico cristão que deseja realmente ser bem sucedido precisa seguir a Jesus se dando por inteiro a Ele. Precisa oferecer um banquete de adoração ao Senhor para que Ele se delicie com sua entrega. Chegar a esse ponto não é fácil mas o Senhor permiti viu irmão...

FICA NA PAZ!!

Nenhum comentário: