COMO CUIDAR BEM DO SEU VIOLÃO

Bom, quanto ao cuidado com o violão o que eu aconselho para limpar é um pano seco com "lustra-móveis" (todo mundo deve conhecer). É claro que isso só serve para os violões envernizados, mas se seu violão for fosco, isso vai ser prejudicial. No caso do fosco, um pano seco basta.
Para guardar, claro que se você tiver um CASE (aquelas caixas de madeira ou outro material resistente no formato do violão e que geralmente são térmicos), você vai poder colocá-lo da maneira que quiser (em pé, deitado ou atravessado...!). Se você não tem um case, mas tem uma BAG (capa de espuma), já não vai ser legal guardá-lo em pé, pois ele tende a empenar. Se você não tem nem CASE nem uma BAG, guarde-o sempre deitado com as cordas para baixo, pois dessa forma o peso do violão vai impulsionar o braço para trás e não frente, evitando empenar. A vantagem do CASE TÉRMICO é que a temperatura vai ser pouco influenciável na afinação e na tensão da madeira, o que evita a empenação, e evita claro, os indesejáveis arranhões e quebras por esbarrões em paredes, chão, etc.!!!
Sempre que for trocar as cordas, passe DE LEVE um bombril nos trastes para limpá-los e evitar que a sujeira grude neles e com o passar do tempo não queira afinar e depois tenha que lixá-los por causa disso. Para cordas de aço existe nas lojas de música um produto que é anti-ferrugem. As cordas de nylon precisam ser trocadas em no máximo de 3 em 3 meses, pois elas perdem o brilho por causa do suor das mãos. Se você não tiver o produto para limpar suas cordas de aço (seja em violão, guitarra, baixo...), ou mesmo as cordas de nylon, carregue sempre uma toalhinha para enxugá-las assim que terminar de tocar, evitando que o suor seque nelas. Isso é o que causa na maioria dos casos a ferrugem. Algumas pessoas usam flanelas, mas elas não são muito aconselháveis, pois foram descobrindo que ao enxugar as ”pluminhas” iam entrando entre o revestimento dos bordões e a corda perdendo a sonoridade, então, opte pelas toalhinhas que não soltam plumas.
Cuidar bem do violão é uma responsabilidade, pois um bom som precisa ser tirado dele para que aconteça um bom evento ou um louvor agradável...

Um comentário:

Unknown disse...

valeu irmao a paz! comprei um tem 3dias um tagima dallas, ele e bom? vc q tm mais conhecimento! gostei muito so folto aprender nao sei neum uma nota ainda!
sou ruim e aprender mais vou conseguir quero entra no ministerio d louvor quero tocar pro meu Deus responde ae! email;
marcelino_ocara@hotmail.com