EU SOU MÍOPE!!!

Olá a todos. Ontem preguei sobre isso em nossa igreja e decidi colocar algo aqui no blog. Quando pensamos em tempo, geralmente somos levados a uma compreensão um tanto limitada sobre o tema. Somos assim. Eu sou míope e, dependendo da distância que você estiver de mim, podemos nos cruzar na rua e eu não te cumprimentar, pois eu não vi seu rosto! E se você estiver mais longe um pouco, aí a questão não é mais que eu não tenha visto seu rosto, e sim que eu não tenha te visto!

Ser míope, definitivamente, não é algo agradável. Se você é, sabe do que estou falando. Muitos são míopes também no entendimento e compreensão das verdades do evangelho. Visão conturbada, torta, cega. A Bíblia menciona em Eclesiastes 3.1 a questão do tempo. 
“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”. Talvez já ouvimos esse texto, mas pouco sabemos sobre ele.

Existe uma verdade que jamais mudará: Deus é o Senhor. Se Ele é Senhor, o comando de todas as coisas está sob Ele. Isaías 66 nos menciona isso. “O céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés”. Tudo está sujeito a Ele. Se é dessa forma, a temporalidade está sujeita a Ele.

Deus é o Senhor do tempo e da história. Por mais louco que possa ser nada foge ao controle, pois Ele tem o mundo todo em suas mãos. Essa é uma imagem clara da realidade. Minha visão espiritual comprometida me leva a enxergar uma imagem tortuosa. Ao mesmo tempo em que Ele é, nós tentamos ser senhores do tempo e da história. Aqui está o grande problema. Essa idéia louca que muitos têm, produz um conflito de agendas; a minha versus a de Deus. Há um amplo choque de prioridades, de valores, idéias, princípios.

No pensamento grego, o tempo é entendido de duas maneiras distintas. Chronos e Kairós. O primeiro é o que medimos, que vivemos, que tem duração efêmera, que nos produz ansiedade pelo dia de amanhã. O engraçado é que ao invés de dominarem esse tempo, as pessoas são escravizadas por ele. Os grilhões do tempo Chronos estão colocados em seus pulsos. Não é você que determina sua agenda, sua rotina, o seu dia! É ele. Você vive em função dele e para cumprir as metas que ele determinou no relógio. Não é verdade? A questão aqui não é mais que você vive para si mesmo; agora você vive para os minutos e está quase ficando louco com isso. Você é míope.

Kairós é o tempo bom, favorável, especial. Não é medido cronologicamente. Não importa o tempo que passou, que se corre agora, ou que virá, mas a eternidade. O entendimento de eternidade não se trata do futuro, como muitas vezes pensamos. Eternidade é presente. Só. Não existe passado na eternidade. Deus não enxerga e não mede seu tempo em eras, mas sim por um propósito (Ec 3.1). Por isso Ele é (Ex 3). Sua mente abrange tudo e todo o tempo, o nosso passado, presente e futuro. Kairós é o verdadeiro tempo. Chronos está contido em Kairós. São meras ocasiões dentro do tempo especial. Você ler esse artigo é uma ocasião. Imagine sua vida inteira; sua infância, brincadeiras, adolescência, estudos, brigas, alegrias, dúvidas, vontades, seu presente, e seu desconhecido futuro. Ocasiões. Aliás, TODA a sua vida é uma mera ocasião, um simples acontecimento.

Todos nós vivemos o chronos, mas poucos experimentam o kairós, esse relance de algo maior e superior. O olhar sobre esse tempo me tira da ansiedade e me leva para um solo firme de certezas, e não mais expectativas. Enxergar o kairós me permite convergir minha agenda com a dos céus, minhas prioridades com as celestiais e ter satisfação Nele.

Como fomos criados para a eternidade (Ec 3.11), as coisas temporais não podem nos satisfazer de modo integral e permanente, só momentaneamente. Se minha visão piorar, pretendo fazer cirurgia a laser para deixar de ser míope. Como já sou míope espiritualmente, pretendo orar para deixar de sê-lo. E você? Vai enganar usando uma lente de contato?

Nenhum comentário: